A Gestão do Conhecimento Pessoal é uma habilidade valiosa para aqueles que desejam se destacar em suas vidas e carreiras. Você precisa ter clareza sobre seus conhecimentos, habilidades e experiências, pois eles são ativos intangíveis que te ajudam a criar um posicionamento no mercado.
A reputação é uma espécie de nova moeda hoje em dia. Quando as pessoas reconhecem sua capacidade de gerar soluções por meio dos seus talentos e aprendizados, a percepção do seu valor profissional aumenta. E, ao elevar seu valor de mercado, você acaba tendo acesso a melhores oportunidades profissionais.
Gestão do conhecimento pessoal x organizacional
Nas empresas, a gestão do conhecimento envolve alinhar as necessidades de aprimoramento dos ativos intangíveis à estratégia organizacional. Isso requer a criação de práticas e processos de aprendizagem, compartilhamento, colaboração e inovação, bem como a identificação de gaps para alcançar os objetivos de desenvolvimento e gerar resultados. A gestão do conhecimento pessoal envolve processo semelhante, mas para atingir objetivos pessoais e profissionais.
Quando alguém tem a percepção de que a empresa tem a capacidade de se adaptar, se aprimorar, gerar novos conhecimentos e se manter no topo do mercado, a percepção de valor e a relação de confiança que as pessoas têm da empresa aumenta.
De maneira semelhante, quando um indivíduo faz uma gestão do conhecimento eficaz, as pessoas reconhecem que o profissional tem a capacidade de gerar soluções por meio de seus conhecimentos, habilidades e experiências. Isso aumenta a probabilidade de ser contratado ou promovido.
Muito além do diploma
Embora diplomas e certificações sejam importantes, a aplicação prática do conhecimento é o que de fato conta. Por isso, é fundamental buscar constantemente o aprendizado e aprimoramento das habilidades, além da gestão da reputação de forma a utilizar seus ativos intangíveis de forma estratégica.
Para se destacar no mercado, é fundamental o alinhamento com seus valores e objetivos, a busca constante de aprendizado e a aplicação do conhecimento de forma estratégica. Considerando que o conhecimento se torna obsoleto rapidamente, é fundamental sempre estar se atualizando e aprendendo ao longo da vida.
Uma mentoria pode ser uma excelente opção para ajudá-lo a estruturar sua bagagem, definir seus objetivos de aprendizagem e colocá-lo no caminho certo para alcançar seus objetivos. Além disso, ampliar suas redes de relacionamento, tanto online como offline, vai ajudar a aumentar sua visibilidade e sua reputação.
Lembre-se de que você já é uma marca pessoal, independentemente de querer ou não. As pessoas já têm uma percepção sobre você. Por isso você deve gerir de forma consciente e planejada, alinhada aos seus objetivos e valores. Ao entregar resultados, você consegue mensurar o seu valor e aumentar a sua autoconfiança, o que será recompensado no mercado.